Novo Procedimento de Assinatura Digital do TJPR


Por que mudou?

Com o fim do suporte da tecnologia Java Applet pelos navegadores web, o aplicativo de assinatura digital embutido no SEEU não poderá mais ser utilizado. O último navegador a anunciar o fim do suporte foi o Mozilla Firefox, cuja nova versão disponibilizada a partir deste mês de março impede o funcionamento do assinador digital do SEEU. Sua versão ESR, no entanto, continuará a dar suporte a essa tecnologia por tempo indeterminado.

Para que a assinatura digital continue a existir no SEEU, o TJPR criou um aplicativo único que poderá ser utilizado por todos os seus sistemas, além do SEEU. O aplicativo, construído com Java(TM), utiliza a tecnologia Java Web Start. Essa tecnologia possibilita que aplicativos sejam inicializados a partir de uma página da web, porém sem os problemas de segurança apresentados pela Java Applet. O novo aplicativo de assinatura digital é uma versão compacta do já existente aplicativo desktop "Assinador Digital de Documentos", do próprio TJPR. Com o Web Start, foi possível integrar o uso do SEEU com o aplicativo, de modo a tornar a tarefa de assinatura muito similar ao procedimento anterior, sem mais depender de suporte dos navegadores ao plugin do Java.

Como é o novo procedimento?

A partir de agora, ao clicar no botão , um arquivo com o nome AssinadorTJPR.jnlp será oferecido para download. Ao aceitar o download e abrir o arquivo, o aplicativo "Assinador de Documentos -TJPR" será inicializado automaticamente e a tela de seleção de certificado será exibida, de modo semelhante ao que era feito anteriormente:

Durante esse procedimento, a tela do SEEU permanecerá bloqueada, aguardando a assinatura digital dos documentos selecionados ser enviada. Uma janela de acompanhamento será exibida:

Ao final do procedimento, o aplicativo informará a conclusão com sucesso. A tela do SEEU também exibirá uma mensagem antes de automaticamente ser atualizada com os arquivos assinados.

Pode haver problemas? Quais?

Tanto o novo aplicativo quanto o SEEU estão preparados para tratar algum problema que possa ocorrer, considerando tanto a assinatura digital em si, quanto a integração entre os dois sistemas. Durante a assinatura, o aplicativo "Assinador de Documentos -TJPR" exibirá uma janela própria contendo o andamento da assinatura dos documentos, e caso ocorra um problema ao enviar a assinatura de um dos arquivos, uma mensagem nesta janela apresentará uma mensagem.

Do mesmo modo, a tela do SEEU exibirá uma mensagem informado que um ou mais documentos não puderam ser assinados. Normalmente, esse problema pode ser causado por uma falha de rede (no provedor de Internet, na rede TJPR, etc). Basta repetir o procedimento: serão enviados para assinatura somente os documentos que não tenham sido assinados corretamente anteriormente.

Dúvidas?

Quaisquer dúvidas sobre o novo procedimento de assinatura digital no SEEU que não puderem ser esclarecidas com as orientações desta página ou mesmo durante o uso do sistema, basta entrar em contato com o Atendimento ao Usuário do TJPR pelo e-mail atendimento@tjpr.jus.br, ou pelo telefone (41) 3200-4000.